sexta-feira, 31 de julho de 2009

Avisos

Tendo em vista o término da festa de Sant'Ana, padroeira de nossa Diocese, queremos comunicar a nossa comunidade a agenda para este final de semana:

Sábado, dia 01/08:
  • às 09h, na Igreja Matriz de São José, Missa na intenção de D. Antonia Balaio, nos 30 dias de seu falecimento.
Domingo, dia 02/08:
  • às 07h, na Igreja Matriz de São José, Missa Dominical. Será a única missa celebrada neste domingo em São José. Lembramos que, sendo o primeiro domingo do mês, devemos trazer alimentos não perecíveis para serem distribuídos com famílias carentes de nossa comunidade.
  • às 10h, Missa Solene de Sant'Ana, na Catedral de Sant'Ana de Caicó.
  • às 16h30, Procissão de encerramento da festa de Sant'Ana. Lembramos ainda que a partir das 17h30, a Rede Vida de Televisão estará dando cobertura ao vivo à missa de encerramento da festa.

1 ano em São José do Seridó

Queridos amigos,

Hoje, dia 31 de julho, faz exatamente um ano que fui empossado como Administrador paroquial de São José do Seridó. O tempo passou ligeiro e só tenho a agradecer a Deus por este ano transcorrido aqui, no meio desta gente hospitaleira, gente boa, fibra do sertão seridoense. Foi um ano de desafios. Os primeiros dias não foram fáceis, como todos sabem. Mas hoje posso dizer que me sinto verdadeiramente em casa. As dificuldades serviram a nos fortalecer, a fazer-nos mais maduros na fé. E o horizonte que se descortina diante de nós é muito animador, enche-nos de esperança, de vontade de ver o Reino de Deus crescer mais e mais em nossa querida Bonita. Uma palavra de gratidão a todos que estiveram conosco, lutando pelo bem de nossa Paróquia. Permita-nos Deus continuar trabalhando sob a égide do Evangelho e que muitas outras mãos se unam às nossas, numa grande ciranda de fraternidade e amor a Deus e ao próximo!
São José, nosso augusto padroeiro, abençoe a todos nós!

Pe. Fabiano

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Convite de Missa

A família enlutada de D. Nailza Diniz de Medeiros convida parentes e amigos para a Missa de sétimo dia que será celebrada em sufrágio de sua alma nesta sexta-feira, dia 31/07, às 16h, na Igreja Matriz de São José. Agradecem, desde já, todos os que se fizerem presentes a esta santa celebração.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Peregrinação de São José - Família de Neneco

No último sábado, dia 25/07, foi a vez da Família de Neneco receber a imagem peregrina de São José, na residência de Zequinha e Dadá, no sítio Quixabinha. A Santa Missa, foi muito animada, como já é de praxe acontecer na tradicional missa da "Nenecada", como eles gostam de se auto-intitular. Este já foi o segundo ano em que a família fretou um ônibus para se deslocarem de Natal até São José e podemos dizer que esta Missa já foi um prelúdio do que vai ser a festa de setembro. O leilão foi muito animado e todos ficamos contagiados com a alegria da Nenecada.

Confiram algumas fotos:










Peregrinação de São José - Antonio e Josefa Pinheiro

Na última sexta-feira, dia 24/07, aconteceu a Santa Missa na residência de Antonio Pinheiro e Josefa, na R. Faustino Libanio, no Conj. Maria Bode. Após a Santa Missa houve leilão em benefício da festa de nosso padroeiro. Estamos esperando as fotos para posta-las aqui também. Agradecemos de coração sobretudo a Zefa, por seu empenho e devoção a São José.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nota de falecimento

Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento do Sr. Sebastião Pereira, mais conhecido como Tião de Joca, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira. A família enlutada convida parentes e amigos para a Missa de corpo presente que se realizará amanhã, sábado, dia 25/07, às 08h da manhã, na Igreja Matriz de São José, e agradecem aos que se fizerem presentes à referida celebração. Aos familiares de seu Tião, os pêsames do blog de nossa Paróquia.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Eu vou andar com Sant'Ana!

Queridos internautas, quero comunicar a vocês que amanhã estarei indo com os peregrinos de Sant'Ana para Caicó. Saíremos às 04h30 da manhã da fazenda de seu João Quirino, almoçaremos na Fazenda São Bernardo e à tarde cumpriremos a última etapa do percurso, nos encontrando com os devotos de Sant'Ana na Av. Seridó, em Caicó. Faço questão de dizer que vou oferecer esse pequeno sacrifício por nossa querida Paróquia de São José do Seridó. No trajeto vou pedir a Deus, a São José e a Sant'Ana que a nossa comunidade seja cada vez mais fervorosa, fraterna e religiosa, uma Igreja viva e atuante. Vou pedir especialmente por aqueles corações mais endurecidos, para que se abram à graça de Deus e reconheçam em Jesus o único Caminho que nos leva à felicidade verdadeira.
Deixo-os com esses lindos versos do saudoso Elino Julião:

"Eu vou andar com Sant'Ana, vou carregar seu andor.
Eu vou levar pra Sant'Ana o meu pezinho de flor.
Vou entregar a Sant'Ana as injustiças que há.
Recomendar à Sant'Ana toda a nação potiguar.

Eu vou, eu vou, acompanhar a procissão
Toda a nossa região tá em festa em seu louvor.
Viva Sant'Ana! Grita o povo com euforia
À mãe da Virgem Maria, avó de Nosso Senhor.

Na Catedral de Sant'Ana eu vou orar
Eu vou me ajoelhar, fazer minha oração.
Me confessar, um pedido eu vou fazer
Pra Sant'Ana interceder, fazer chover no sertão."

Missa de corpo presente

A família enlutada de Jonas Lopes de Araújo (Jonas de Avelino) convida amigos e parentes para a Missa de corpo presente que será celebrada em sufrágio de sua alma, às 16h30, na Igreja Matriz de São José, e desde já agradecem àqueles que participarem desse ato de fé e solidariedade cristã. Aos parentes de Jonas, os sentimentos de pesar de nosso blog e o desejo de que a esperança em Cristo Ressuscitado conforte os seus corações.

Peregrinos de Sant'Ana passam por São José

Foi com muita emoção e fé que acompanhamos a chegada dos peregrinos de Sant'Ana em nossa querida e hospitaleira São José do Seridó. Por volta das 08h os peregrinos, que saíram de Currais Novos no último domingo, chegaram ao nosso município, sendo acolhidos com muita animação no sítio Alto Grande, por Doca Severo e família. De lá, após um farto café, vieram visitar a Igreja Matriz de São José, onde foram recepcionados pelo Pe. Fabiano e membros da comunidade ao som de "você que está chegando, bem-vindo, seja bem-vindo". Após uma breve celebração, que contou ainda com a palavra de acolhida do Sr. Prefeito Municipal, Jackson Dantas, deu-se a bênção dos peregrinos, que se deslocaram para a Fazenda Pedras Pretas, de propriedade do Sr. João Quirino, onde passarão o dia de hoje e de onde partirão amanhã cedinho em direção a Caicó, para o encontro tão esperado com Sant'Ana. Deus acompanhe os peregrinos e os faça chegar com saúde e paz ao seu destino final!
Confira algumas fotos:
painel no sítio Alto Grande

os peregrinos chegando

na Matriz


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Feliz dia do amigo!!!

Queridos internautas, visitantes do blog de nossa Paróquia, hoje é dia 20 de julho (ainda) e, portanto:
FELIZ DIA DO AMIGO!!!
É sempre uma alegria ter vocês aqui na nossa página. Que Deus abençoe a cada um de nós e a todos os nossos amigos e amigas, os antigos e os recentes, os que estão perto e os que estão longe, os constantemente lembrados e os quase sempre esquecidos. "Quem tem um amigo, tem um tesouro", recorda o Sirácide. E o melhor amigo de todos é, sem sombra de dúvidas, aquele que deu a vida por nós: o Senhor Jesus! Hoje, no nosso programa de rádio "sou católico, amo a minha Igreja" apresentamos alguns trechos da magnífica obra "Filotea" de São Francisco de Sales, em que, dentre outras coisas, ele fala sobre a amizade. Aproveito para compartilhar com vocês também. Um grande abraço!!!
"Ama a todos, Filotea, com um grande amor de caridade, mas liga-te com uma relação de amizade somente àqueles que podem realizar contigo uma troca de coisas virtuosas. Tanto mais as virtudes sejam válidas, mais perfeita será a amizade (...) se essa troca acontecerá no campo da caridade, da devoção, da perfeição cristã, então sim, se tratará de uma amizade perfeita. Será ótima, porque virá de Deus, ótima porque tende a Deus, ótima porque o seu elo é Deus, ótima porque será eterna em Deus."
"É preciso, sem dúvida nenhuma, suportar com doçura o amigo nas suas imperfeições, mas não encoraja-lo nessas, e ainda menos transferi-las para nós. Falo somente das imperfeições; quanto aos pecados não se deve aceita-los e suporta-los nem mesmo no amigo. Uma amizade que deixa morrer o amigo sem lhe prestar ajuda, é uma amizade débil e má; ver um amigo que morre de um abcesso e não ter a coragem de dar o golpe de bisturi para salva-lo não é amizade".
"O amigo se torna inimigo quando quer nos conduzir ao pecado e merece perder a amizade se quer conduzir o amigo à ruína e à perdição".
"Sê atenta, Filotea: quero adverti-la para que não corras perigo. Não sei se tu sabes que o mel de Eraclea*, muito venenoso, se assemelha incrivelmente ao mel comum; e o perigo de tomar um pelo outro é real, como também aquele de mistura-los: esse engano é ainda pior porque a boa qualidade de um não impede o efeito venenoso do outro (...) Distinguirás a amizade mundana daquela santa e virtuosa, exatamente como se distingue o mel de Eraclea do outro: o mel de Eraclea é mais doce ao paladar do que o mel ordinário; é o acônito* que lhe aumenta a doçura; assim faz habitualmente a amizade mundana que faz jorrar uma quantidade enorme de palavras melífluas, uma chuva de frasezinhas apaixonadas e de elogios sobre a beleza, a graça e as qualidades sensuais: a amizade saudável, ao invés, tem uma linguagem simples e sincera, louva somente a virtude a graça de Deus, seu único fundamento".

Do blog:
*Eraclea: cidade italiana, da região do Vêneto
*acônito (na foto ao lado): tipo de flor, muito bonita e venenosa


domingo, 19 de julho de 2009

Peregrinação de São José - Titiá e Maria

Neste último sábado, dia 18/07, aconteceu a celebração da Santa Missa na residência dos nossos amigos Titiá e Maria, no Sítio São Paulo, dentro do calendário da peregrinação de nosso Padroeiro. Quem celebrou a Santa Eucaristia foi o Pe. Alexsandro Medeiros, reitor do Seminário Diocesano, já que o Pe. Fabiano tinha um compromisso inadiável em Jardim do Seridó. Após a Missa, seguiu-se um animado leilão, como reza a tradição. Confira algumas fotos:


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Peregrinação de São José - Franklin e Elizeth

Acabamos de chegar de mais uma celebração eucarística, dentro da peregrinação de São José. Dessa vez celebramos com muita alegria na futura residência de Franklin e Elizeth, no finzinho da rua Elza Dantas. A casa ainda está em construção, mas os seus donos já quiseram render graças a Deus por essa conquista tão importante, agradecendo ao querido padroeiro São José por sua constante intercessão. Após a Santa Missa, como de costume, aconteceu o tradicional leilão. Algumas fotos da celebração:




quarta-feira, 15 de julho de 2009

Grupo de oração comemora aniversários

Na noite de ontem, dia 14/07, como sempre acontece toda terça-feira, aconteceu o encontro semanal dos dois grupos de oração de nossa Paróquia, dos jovens e dos adultos, que são acompanhados pelo grupo Amigos do Shalom de Caicó. Mas ontem foi um dia especial, porque comemoramos o aniversário dos componentes dos dois grupos do inteiro semestre. Foi uma noite de festa e muita descontração, tudo sob o olhar amoroso do Bom Deus, que não cessa de velar pelo povo de São José, enviando-nos o seu "shalom", a sua paz. Enquanto não encontro fotos da noite de ontem, aproveito para colocar essa aqui, que foi do acampamento de carnaval, lá no síto de seu João Quirino, em nosso município. Fica o convite para quem quiser participar dos grupos de oração, toda terça-feira, às 19h, no centro Social de nossa Paróquia. Shalom!!!

Convite de Missa da peregrinação

Franklin e família convidam você e sua digníssima família a se fazerem presentes na Santa Celebração Eucarística em homenagem ao padroeiro São José, em sua residência, na Rua Elza Dantas, s/n (próximo ao depósito de João Guaru), no dia 17/07/2009, às 19h. Após a Missa realizaremos um animado e tradicional leilão, para o qual pedimos que se possível traga uma prenda para ser leiloada em prol da festa do padroeiro. Atenciosamente, agradecemos sua presença. Franklin e família.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Romeiros do "Padim padre Ciço"

Na última segunda-feira, dia 06/07, estiveram presentes em nossa comunidade um grupo de 24 romeiros, vindos da cidade potiguar de Lagoa Salgada, em busca de Juazeiro do Norte, a terra do lendário Pe. Cícero Romão Batista, o "Padim Padre Ciço", como chamam carinhosamente os romeiros. Mesmo estando eu, Pe. Fabiano, ausente da cidade, por causa do retiro do clero, os peregrinos foram muito bem acolhidos pela nossa comunidade cristã, tendo à frente o casal Erivaldo e Elita, que me relataram ter sido um momento de muita emoção a chegada dos romeiros em São José do Seridó. Essa romaria, segundo me contaram, teve sua primeira edição quando o Pe. Cícero ainda era vivo, e desde lá, todos os anos, um grupo de fiéis se aventura pelas estradas, de noite e de dia, percorrendo muitos kilômetros a pé, carregados não somente de sacos com alimentos e cabaças de água, mas principalmente de muita fé. Acolher peregrinos é uma tradição antiquíssima, remonta aos primórdios do cristianismo e eu fiquei muito feliz em saber que esses nossos irmãos romeiros se sentiram em casa aqui em São José. A peregrinãção é sinal de nossa condição de caminheiros pelas estradas do mundo rumo ao céu. Deus abençoe esses nossos irmãos e recompense os corações generosos que eles encontraram em nossa comunidade!
PS: as fotos foram retiradas do http://www.carlosofera.blogspot.com/



Notícias da viagem a Extremoz/Natal/Parnamirim

Amigos e amigas internautas, eu voltei!!!

Agradeço de coração àqueles que rezaram por nós durante o retiro do clero. Foi, sem dúvidas, um tempo de graça e bênção para todos os padres, quando pudemos reavaliar a nossa caminhada sacerdotal à luz do livro do profeta Jonas, seguindo as orientações do nosso pregador, o Bispo auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão, OSB. Depois do retiro, fui a Natal e participei de alguns momentos do encontro regional de Catequese, com a participação de catequistas de todo o nosso Regional NE II, que compreende os estados de Rio G. do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. No sábado, dia 11, celebramos com muito entusiasmo a Santa Missa da peregrinação de São José na residência de Seu Miguel Cesário e D. Senhora, em Parnamirim-RN, onde se fizeram presentes vários são-joseenses que moram na capital do Estado. Segue adiante algumas fotos da Missa e leilão na Granja Boa Esperança.




domingo, 5 de julho de 2009

Retiro do clero


Amigos e amigas internautas,

Durante esta semana, de 06 a 10 de julho, acontecerá o retiro anual do clero de Caicó. Todos os padres (com exceção dos mais idosos), juntamente com o nosso Bispo Dom Delson, estaremos na cidade de Extremoz-RN, realizando esse momento de reflexão, de oração e encontro com Aquele que nos elegeu, nos consagrou e enviou. O retiro do clero é um momento muito importante, uma ocasião de pararmos nossas muitas atividades e nos reabastecermos de forma mais intensiva da Palavra de Deus e do Mistério Pascal de Cristo. Dessa forma, estarei ausente toda essa semana, devendo voltar somente no próximo domingo, dia 12/07. Peço humildemente orações pelo bom êxito do nosso retiro. Neste ano sacerdotal, rezem por nós, padres. Peçam a Jesus que sejamos sacerdotes segundo o seu Sacratíssimo Coração, homens verdadeiramente conscientes de sua missão e de sua própria identidade sacerdotal. Até domingo, se Deus quiser!

Peregrinação com os são-joseenses residentes em Natal

Atenção, são-joseenses ou amigos de São José que moram em Natal e arredores! Venham participar conosco da Santa Missa e tradicional leilão que serão realizados na residência de Miguel Cesário e Senhora, em Parnamirim-RN, no próximo sábado, dia 11/07, dentro da peregrinação de nosso padroeiro São José. Não perca essa oportunidade de rever amigos, fazer-se comunidade e honrar o querido santo que aprendemos a amar desde a infância! Dia 11/07 temos um encontro marcado e você é o(a) convidado(a) especial!

Capacitação da Pastoral da Pessoa Idosa


Como já tínhamos avisado aqui no blog, aconteceu neste domingo, dia 05/07, a Capacitação para líderes da Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Paróquia. Estiveram reunidos os líderes antigos, novos voluntários e alguns ministros extraordinários da comunhão eucarística, além de representantes do Palácio da Sabedoria e do Projeto Conviver. Foi um dia bastante proveitoso, quando os participantes foram capacitados segundo o novo livro "Guia do líder" da Pastoral da pessoa Idosa e refletiram, à luz da Palavra de Deus, a importância de acompanhar com amor os idosos de nossa comunidade, principalmente os mais esquecidos e necessitados. Agradecemos de coração ao coordenador diocesano, José Carlos, que com muita disponibilidade veio nos dar esse curso de capacitação e esperamos que as lições aprendidas gerem muitos frutos em nossa cidade.


Peregrinação de São José - Rua Manoel Theodoro

No último sábado, dia 04/07, foi celebrada a Santa Missa no palanque da praça da rua Manoel Theodoro, no centro de nossa cidade. A Santa Missa foi uma realização dos moradores da referida rua, tendo à frente, como organizadoras, Jalvinha, Ilca de Jackson e D. Birina. Foi a primeira vez que se celebrou esta Missa dentro da peregrinação de São José e o sucesso foi tão grande que promete se tornar um evento fixo para todos os anos. Após a Missa, como de costume, houve um animadíssimo leilão. Confira as fotos: