quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Parabéns, Diocese de Caicó!!!


Exatamente há 70 anos, no dia 25 de novembro de 1939, foi criada a Diocese de Caicó, desmembrada da então Diocese de Natal, pela bula pontifícia "E Dioecesibus" do Papa Pio XII. Hoje, portanto, é um dia de muita festa para todos nós que fazemos essa Igreja particular de Caicó, que há sete décadas vem levando o Evangelho de Jesus Cristo para o nosso querido povo seridoense. A comemoração oficial será no próximo domingo, dia 29, com uma solene concelebração eucarística, no Ginásio de esportes "Nonozão", na Ilha de Sant'Ana.

Vida longa à nossa Diocese!!!

Notícias de São Paulo

Queridos amigos e amigas,

Hoje vos escrevo de São Paulo-SP, para onde vim participar do curso de gestão de Igrejas e organizações religiosas. O curso foi muito bom, de alto nível, mas também nos deixou ainda mais conscientes das graves necessidades que ainda temos em nossas Paróquias e também na Diocese em relação ao gerenciamento financeiro e contábil. De qualquer forma, esperamos que aos poucos possamos ir nos adequando às determinações do Estado Brasileiro, e assim servirmos com maior tranquilidade o nosso querido povo. Estarei de volta a São José no sábado, se Deus quiser. De presente, deixo essa belíssima foto da Catedral da Sé, aqui em São Paulo.

Um forte abraço e que Deus nos abençoe!

Pe. Fabiano

domingo, 22 de novembro de 2009

Viagem para São Paulo

Queridos amigos e amigas, gostaria de comunicar a vocês que estarei ausente durante toda essa semana, em virtude de uma viagem para a cidade de São Paulo, onde participarei de um curso sobre Contabilidade e Gestão de Igrejas e Organizações Religiosas. Segue abaixo a agenda desta semana na Paróquia de São José:

Segunda, dia 23/11: cenáculo de Nossa Senhora, na casa de Seu Berto, na rua 13 de maio, às 19h, com a presença de uma caravana de Caicó, conduzida pelo Prof. Adauto Guerra.

Terça, dia 24/11: oração do santo terço, na Igreja de Nossa Senhora da Luz, às 19h.

Quinta, dia 26/11: adoração ao SSmo. Sacramento, na Igreja Matriz, às 19h.

Sábado, dia 28/11: - às 16h, reunião com os peregrinos que irão a Jardim do Seridó, no dia 06/12, na casa paroquial. (Obs: dar o nome a Soray e Preta de Tiim); - às 19h30, Santa Missa na casa de Zé Preto e D. Luzia, pela peregrinação de Santa Luzia.

Domingo, dia 29/11: única Missa a ser celebrada na Paróquia, às 07h da manhã, na Igreja Matriz. À tarde, celebraremos os 70 anos da Diocese de Caicó, no Ginásio de Esportes Mons. Antenor Salvino, na Ilha de Santana.

ATÉ A VOLTA, SE DEUS QUISER!!!

Envio das imagens de Jesus Misericordioso


Ainda neste domingo, dia 22/11, quando celebramos a solenidade de Cristo Rei do Universo, durante a Santa Missa tivemos o envio de quatro novas capelinhas de Jesus Misericordioso, que percorrerão, cada uma, trinta lares de nossa comunidade, levando às famílias a mensagem da misericórdia divina. Jesus, eu confio em Vós!

Missa da Crisma

Trinta e seis jovens de nossa comunidade receberam o sacramento da Crisma, neste último sábado, dia 21/11, na Igreja Matriz de São José. Nosso Bispo Diocesano, Dom Delson, se fez presente à santa celebração para confirmar pessoalmente esses jovens, que agora são considerados adultos na fé. Nossos votos para que eles de fato continuem sua caminhada na Igreja, como bons discípulos de Jesus Cristo.





Capacitação da Pastoral da pessoa idosa

Durante o dia de hoje, 22/11, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, aconteceu a capacitação da pastoral da pessoa idosa em nível diocesano. O encontro contou com a presença de um grupo de agentes desta pastoral que atuam em nossa Paróquia de São José do Seridó, tendo a professora Francisca Joselita como coordenadora paroquial. Segundo o testemunho dos participantes, o encontro foi de enorme proveito e certamente servirá para aprimorar ainda mais esse importante trabalho em prol dos nossos idosos. Parabéns aos organizadores e participantes!


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Juventude Missionária

No último sábado, dia 14/11, estiveram reunidos alguns jovens que participaram da Missão Jovem em nossa Paróquia. Esse é um novo grupo jovem que está nascendo aqui em São José e todos são bem-vindos. Queremos ser jovens que amam Jesus Cristo e a sua Igreja. Essa é a nossa proposta!!! Na próxima sexta, dia 20/11, teremos uma segunda reunião e contamos com a sua presença. Venha ser um jovem que faz a diferença! Venha participar da Missão Jovem!!!



Festa de Santa Luzia

Já está circulando em nossa cidade a programação da festa de Santa Luzia, padroeira da comunidade Caatinga Grande. Aqui vai uma cópia virtual:


DIOCESE DE CAICÓ
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ
CAPELA DE SANTA LUZIA
COMUNIDADE CAATINGA GRANDE – SÃO JOSÉ DO SERIDÓ-RN


FESTA DE SANTA LUZIA
De 10 a 13 de dezembro de 2009


MENSAGEM

Caros irmãos e irmãs,
A comunidade Caatinga Grande se alegra com a festa de sua excelsa padroeira, a Virgem e Mártir Santa Luzia. Aproveitemos esses dias de alegria para acolhermos a Palavra de Deus em nossos corações e pedirmos ao Divino Espírito Santo que nos encha da mesma coragem e convicção que moveu a jovem Luzia, ao ponto de derramar seu sangue para testemunhar Jesus. Como ela, não tenhamos vergonha de pertencer a Deus e professar nossa fé publicamente, pois “se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai, com seus santos anjos” (Mc 8,38). Essa festa quer ser um convite principalmente para os cristãos da Caatinga Grande que estão afastados, para que se sintam chamados por Deus a participarem mais ativamente da vida de nossa comunidade cristã.
Deus abençoe nossa festa e a cada um de nós!

Pe. Fabiano Maurício Dantas
Administrador paroquial

MISSAS E LEILÕES EM PREPARAÇÃO À FESTA

07/11 – Residência de Neguinho e Rejane (Caatinga grande)
13/11 – Residência de Maria de Biró (São José)
14/11 – Residência de Antônio Roque e Nina (Caatinga grande)
28/11 – Residência de Luzia e Zé Preto (São José)
04/12 – Residência de Jessé e Fátima (São José)

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Dia 10/12 (quinta-feira) – ABERTURA DA FESTA
18h30: Carreata com a imagem de Santa Luzia, saindo da Igreja Matriz de São José para a Caatinga Grande. Acolhida na casa grande, procissão de abertura da festa, hasteamento do estandarte e Missa de abertura do Tríduo.
Tema: Origem, fundação e missão da Igreja

Dia 11/12 (sexta-feira)
19h: 2a noite do Tríduo
Noite dedicada à Pastoral da criança, Pastoral do Dízimo e Catequese
Tema: A Igreja de Cristo é una, santa, católica e apostólica

Dia 12/12 (sábado)
15 às 17h: Confissões individuais
19h: 3a noite do Tríduo
Noite dedicada às famílias, agricultores, devotos de Santa Luzia, Associação comunitária, Associação dos jovens e Associação das mulheres.
Tema: Sou católico(a) e amo a minha Igreja!

Dia 13/12 (domingo) – DIA DA FESTA
08h30: Batizados (requer-se a preparação para pais e padrinhos)
10h: Missa solene da festa
17h: Procissão de encerramento, bênção do Ssmo. Sacramento, descida do estandarte e resultado financeiro parcial da festa.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

Dia 10/12 (quinta-feira)
20h: VII Jantar de Santa Luzia e leilão
Coordenação: Equipe da festa
Animação: Bartolomeu e Segundo
Apoio: Jackson Dantas e Noel Carcará

Dia 11/12 (sexta-feira)
20h: Festa no clube com Bartolomeu e Segundo
Apoio: Márcio e Alcivânia (Armazém “o Criador”)
Bingo de uma garrota doada por Tico. Preço da cartela: R$ 2,00

Dia 12/12 (sábado)
20h30: Grande Leilão da festa de Santa Luzia, no clube
23h: Festa no clube. Resp.: José Wilson

Dia 13/12 (domingo)
13h: Domingueira, no clube, com animação de PARCÉLIO E PAULINHO. Resp.: José Wilson
Após a procissão: FESTIVAL DE PRÊMIOS. Preço da cartela: R$ 3,00
1o PRÊMIO: 01 liquidificador (Família Roque)
2o PRÊMIO: 01 ferro elétrico (Minibox Sta. Luzia – Wellisson) e 01 panela de pressão (Belinha)
3o PRÊMIO: 01 ventilador (Deda e Neta) e 01 colchão de solteiro (Ricardo e Galego)
4o PRÊMIO: 01 Bicicleta (Ilca Dantas)

NOTAS

· As doações dos fogos da festa deverão ser entregues a Elza, da equipe da festa.
· Os pais e padrinhos das crianças que serão batizadas deverão obrigatoriamente fazer a preparação no dia 28/11, às 15h, no Centro Social de São José do Seridó ou trazerem certificado.
· A festa de Santa Luzia será transmitida pela Rádio Bonita FM, a quem desde já agradecemos.
· Os fiéis usem vestes brancas e distintivos nas procissões.
· Se você ainda não é dizimista, procure um agente do dízimo e faça essa experiência de fé.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Missão jovem de Acari



Ontem, dia 11 de novembro, eu, Joseni, Boneca, Aliclei e Deliane fomos até a cidade de Acari, que está vivendo a sua semana missionária jovem, para partilharmos com os jovens de lá a nossa experiência. Fomos muito bem acolhidos pelo Mons. Raimundo Sérvulo, pároco de Nossa Senhora da Guia, e pelos jovens que estão encabeçando a missão lá em Acari. Falamos sobre a importância do projeto e partilhamos as dores e alegrias sofridas em nossa comunidade, deixando para os jovens de lá uma mensagem de otimismo e de esperança. É preciso acreditar na missão e unir nossas forças, para que a juventude do nosso Seridó se levante para Cristo e deixe sua luz brilhar! Esperamos de todo coração que a missão em Acari produza muitos frutos, como está produzindo aqui na nossa cidade.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Encontro jovem de Cruzeta

No último domingo, dia 08/11, estivemos participando do encontro final da Missão Jovem, na vizinha cidade de Cruzeta. O encontro aconteceu no ginásio de esportes daquela cidade e teve a animação do Ministério de Música de Jucurutu, além, é claro, do polivalente Pe. Héliton. De São José fomos um grupo de 52 jovens e esperamos que este seja apenas o início de uma verdadeira revolução da juventude de nossa Diocese. Algumas fotos para a posteridade:





sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Festa de Santa Luzia


A festa de Santa Luzia da comunidade Caatinga Grande está se aproximando... Em breve estaremos divulgando toda a programação dessa linda festa, que promete ser muito animada. Desde já, quero convidar os nossos paroquianos e amigos para a primeira missa e leilão da peregrinação de Santa Luzia, que vai acontecer neste sábado, dia 07, na residência de Neguinho e Rejane, no Assentamento Seridó.

Santa Luzia, rogai por nós!

Reunião do zonal III

Na última quarta-feira, dia 04/11, aconteceu aqui em nossa cidade a última reunião do zonal III deste ano de 2009. Estiveram presentes: de Acari, o Mons. Raimundo e o jovem Canindé; de Cruzeta, Pe. Héliton e o jovem Fagner; de Carnaúba dos Dantas, Pe. João Paulo, Ir. Elvira, Adenilson e o jovem Kelvin; e de São José, além de mim, Pe. Fabiano, Zefinha de Faustino e as catequistas Tânia e Deliane. Esta reunião teve por finalidade avaliar a caminhada pastoral deste ano em nosso zonal, bem como traçar metas para o ano vindouro, que terá como prioridade diocesana a JUVENTUDE. Partilhamos ainda sobre as semanas missionárias que foram celebradas em São José e Carnaúba, que está sendo celebrada em Cruzeta e ainda vai acontecer em Acari na semana vindoura. Essa reunião foi também uma preparação para a Assembléia Diocesana de Pastoral, que se realizará nos dia 13 e 14 de novembro, em Caicó. Graças a Deus, a manhã foi muito proveitosa e pudemos comprovar que nosso zonal está caminhando unido e com animação.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais fotos da nossa semana missionária

Lual no Sítio Alto Grande




Renovação das promessas batismais, no açude da Prefeitura:





Encontro de Jovens no Centro Social:




terça-feira, 3 de novembro de 2009

A missão jovem foi um sucesso

Caros amigos internautas,

Com o coração cheio de alegria venho partilhar com vocês o grande sucesso que foi a nossa Semana Missionária Paroquial, dentro do projeto diocesano da Missão Jovem. Foram dias de muita oração, encontros, caminhadas, visitas, celebrações, adoração... enfim, dias de muitas bênçãos para a nossa comunidade paroquial. Tenho certeza de que ainda vamos colher muitos frutos dessa semana missionária e, o principal deles, será a perseverança dos jovens que se envolveram nesse projeto, a convite do próprio Jesus. Obrigado a todos que participaram de nossa semana e que nos ajudaram a realizá-la. Forte abraço!