quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUARESMA: TEMPO DE DECISÃO!

Já cantamos numa das campanhas da fraternidade: “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!” Este é o tempo de decidir-se pelo Senhor! Decidir por Ele implica em fazer todas as coisas em Sua presença. A Quaresma é também um momento de peregrinação ao interior dos nossos corações, no desejo de mudarmos as nossas atitudes, palavras, pensamentos, ajustando-nos a Jesus, nosso Mestre.
Por essa entrega, somos convidados pela Igreja a percorrer um caminho em direção ao conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus que, com o Seu grande amor por nós, chegou a ponto de se entregar em uma cruz. A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos. Dessa forma, este tempo de conversão nos coloca a percorrer um caminho de crescimento individual-espiritual, lado a lado ao crescimento fraterno-social. Uma Quaresma bem vivida transforma essas duas realidades, sempre nos conduzindo a uma conformidade com a vida de Jesus Cristo.
A Igreja nos propõe o jejum como uma das inúmeras formas para vivenciarmos bem este tempo de crescimento e conversão. Contudo, a prática do jejum não se restringe a um regime alimentar ou apenas um tempo em que passamos fome. Explico de forma bem simples o que é o jejum e as várias maneiras possíveis de fazê-lo no livro “Práticas de Jejum”, da Editora Canção Nova. Ele nos ajuda a crescer em disciplina e nos dispõe para a oração.
Por fim, o objetivo maior que almejamos alcançar nesse período quaresmal não é outro senão uma vida mais santa. Queremos que a nossa Páscoa seja realmente momento de ressurreição, um tempo de retomada, de vida nova. Ela será “passagem” para uma vida nova, um tempo novo.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OFICINAS SÃO REALIZADAS EM NOSSA PARÓQUIA

Esta semana acontecendo em nossa Paróquia a realização de várias oficinas para Catequistas, Coordenadores e Assessores da Infância e Juventude Missionária, que abordarão os temas: Perdão, Missão, Juventude, Fé e Compromisso. A seguir fotos do primeiro dia. 



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

QUARESMA


 Desde o final do século IV, a Igreja valoriza a preparação para a Páscoa através de um período de 40 dias. A Bíblia usa com freqüência períodos de 40 dias (ou quarenta anos), para indicar ocasiões especiais em que são vividas experiências importantes.
Esses períodos bíblicos vêm antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. São tempos densos de intimidade com Deus, de fortalecimento, hora de cada um se abrir para atender a um chamado carregado de riscos, responsabilidades e grandes realizações.
 Assim, hoje, para nós, a quaresma é tempo de ouvir com melhor disposição o apelo que Deus nos faz para sermos mais generosos, mais santos, mais fiéis ao compromisso do nosso batismo. Assim como, para corrigir uma escrita, apagamos primeiro os erros, para corrigir nossos rumos de vida, confiamos no perdão de Deus que apaga nossas faltas. Por isso, quaresma é também tempo de revisão de vida, de penitência, de reconhecer com humildade e confiança onde estão nossas deficiências e buscar o perdão e a força de Deus. Não se faz isso com desânimos e complexos de inferioridade, mas na tranquila esperança que vem da fé no amor de Deus, que sempre chama, ajuda, perdoa, anima e faz crescer.
O amor de Deus é gratuito, capaz de tudo para nos salvar, sempre disposto a perdoar, esse amor se manifesta em Jesus até as últimas consequências, numa doação que não conhece limites. A permanente misericórdia que vai aos extremos para nos salvar não está condicionada aos nossos méritos, mas é derivada da própria natureza de Deus, que não pode deixar de ser amor. Esperamos que esse amor gratuito seja estímulo para nunca desanimarmos diante de nossos pecados e limitações. Sabendo que dependemos sempre da compaixão de Deus e que ela nunca nos falta, deveríamos nos dispor a usar também de compaixão com nossos irmãos e a lutar com esperança por tudo o que traz mais vida para todos.
A confiança nesse amor regenerador é que possibilita a conversão que nos é pedida nessa quaresma.
Que saibamos aproveitar esta ocasião tão especial, a fim de que possamos fazer um bálano de nossa vida e, com a ajuda e o exemplo de Jesus, promover uma mudança no nosso modo de pensar, de agir, fazendo da ajuda aos nossos irmãos a nossa alegria maior.

Padre Wagner Augusto Portugal

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BENTO XVI RENUNCIA AO TRONO DE PEDRO

Eis as palavras com que Bento XVI anunciou a sua decisão:

Caríssimos Irmãos,
convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

*Do blog: Rezemos pelo Santo Padre o Papa Bento XVI e por toda a Igreja Católica nesse momento de transição e desconcerto.

CARNAVAL


sábado, 2 de fevereiro de 2013

TRANSFERÊNCIAS NO CLERO DO SERIDÓ

O Administrador Diocesano, Pe. Ivanoff, fez saber ao povo da Diocese de Caicó que o Colégio de Consultores decidiu a transferência dos seguintes sacerdotes:
  1. Pe. Amaurilo José será o novo Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Cruzeta.
  2. Pe. Alcivan Tadeus será o novo Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião, em Parelhas
  3. Pe. Erivan Santos será Vigário Paroquial da Paróquia de São Sebastião, em Parelhas.
  4. Pe. Emanuel Medeiros será o novo Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó.
  5. Pe. Jeronimo Batista será o novo Reitor do Seminário Santo Cura d'Ars.
  6. Pe. João Júnior será Vigário Paroquial da Paróqua de São Francisco de Assis, em Lagoa Nova.
Que Deus abençoe esses nossos irmãos sacerdotes e os torne fecundos em suas novas missões!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DIÁRIO DO PEREGRINO

Estamos postando esse vídeo da Jornada Mundial da Juventude para que vocês que acessam nossa página tomem conhecimento da vivência que nossos jovens terão no Rio de Janeiro no mês de julho.