terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sino da Matriz faz 90 anos

Neste dia 18 de agosto quem está "aniversariando" é o sino da nossa Igreja Matriz, que completa exatos 90 anos. Recentemente fiz uma pesquisa no livro de tombo n. 1 da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó, a quem pertencia a então capela de São José. Na página 73 está registrado, literalmente:

"Certifico que no dia 18 de agosto de 1919 benzi o primeiro sino da capella de S. José do Seridó em honra de S. José. O sino de 67 1/2 K.os chegou aqui por 54 1/9 (?). Foi um dia festivo para aquele lugar incipiente. Do que fiz este termo. Pe. Antonio Vicente"

É um costume antigo batizar os sinos das Igrejas. O nosso, como não poderia deixar de ser, chama-se São José e vem acompanhando o crescimento de nossa querida cidade nesses noventa anos, chamando o povo à oração e sendo um sinal simples e bonito do nosso dever em lembrar-se de Deus e elevar a Ele nossas preces, agradecimentos e pedidos. Uma homenagem é devida também a nossa querida Joanita, que há tantos anos tem essa missão de bater o sino. Hoje, com o pé machucado, ela não vai poder tocar o repique festivo e eu vou ter a honra de faze-lo em seu lugar. Que o nosso sino continue cumprindo sua missão por muitos e muitos anos!

Nenhum comentário: