segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2012


MENSAGEM

Queridos(as) paroquianos(as),

Estamos prestes a reviver a Semana Santa, tempo litúrgico forte de reflexão sobre a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e de aprofundamento da nossa fé. Os antigos sabiam muito bem a importância dessa Semana e guardavam com zelo esses dias como os mais santos do ano. Muito dessa devoção e piedade se perdeu com o tempo e são poucos os que, de fato, se esforçam para viver a Semana Santa de modo diferente, em espírito de oração e recolhimento. Alguns até inventaram um nome – “feriadão de Semana Santa” – dando a impressão de que se trata de um feriado qualquer, para ser aproveitado ao sabor de música alta, bebidas e banhos de açude. Não! Convido todos a celebrarmos esses dias com piedade, acompanhando as celebrações litúrgicas que se encontram nessa programação e renunciando a essa mentalidade pagã que quer nos afastar de Deus e nos tornar cristão tíbios e vacilantes na fé. Tenho absoluta certeza de que quem participar com amor e devoção da Semana Santa sentirá um novo vigor espiritual e sairá fortalecido em sua fé. Chamo a atenção para a celebração da Vigília Pascal, ponto alto desses dias e Missa mais importante de todo o ano. Com a ajuda de vocês, vamos fazer dessa Semana Santa um verdadeiro retiro paroquial, cujos frutos serão sentidos na vida de cada um e da inteira comunidade. E que a Páscoa chegue trazendo paz e alegria para todos nós!

Pe. Fabiano Maurício Dantas
           Pároco

PROGRAMAÇÃO

Dia 31/03 – Sábado

15h – Confissões individuais, na Capela de Santa Luzia, no Assentamento Seridó.
19h – Bênção dos Ramos, na casa de Damião Amaro, e Santa Missa, na Capela de Santa Luzia.

Dia 01/04 – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Nesse domingo, recordamos a entrada de Cristo em Jerusalém para celebrar a sua Páscoa. Através da procissão de Ramos imitamos o gesto do Senhor, entrando na Cidade Santa. Não fazemos isso como simples dramatização do passado. É sinal de que acolhemos o Senhor em nossas vidas e, como o povo do Antigo Testamento, que durante a festa das Tendas levava ramos nas mãos, significando a esperança messiânica, do mesmo modo renovamos nossa adesão ao projeto do Cristo Salvador sobre nós e sobre o mundo. Os ramos devem ser conservados, como um sinal e testemunho da fé em Cristo e na sua vitória pascal. Eles serão usados para fabricar as cinzas da próxima Quaresma. Nesse domingo se faz a COLETA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

06h30 – Bênção dos Ramos, no Palácio da Sabedoria, de onde seguirá a procissão rumo à Igreja Matriz de São José, onde será celebrada a Santa Missa.
16h – Benção dos Ramos e Santa Missa, no Sítio São Paulo.
19h – Santa Missa na Igreja Matriz.

Dia 02/04 – Segunda-feira Santa

05h – Via-Sacra, saindo da Matriz de São José, percorrendo as ruas dos setores missionários I e II, voltando para a Matriz.
15h – Confissões individuais, na Matriz de São José.
19h – Via-Sacra das crianças.


Dia 03/04 – Terça-feira Santa

05h – Via-Sacra, saindo do Cruzeiro da 13 de maio, percorrendo as ruas do setor missionário III, com término na Matriz de São José.
15h – Confissões individuais, na Matriz de São José.
19h – Santa Missa, na Igreja Matriz, com oração de cura e libertação.

Dia 04/04 – Quarta-feira Santa

05h – Via-Sacra, saindo da Igreja de N. Sra. da Luz, percorrendo as ruas do setor missionário IV, com término na Matriz de São José, seguida da Santa Missa.
15h – Confissões individuais, na Matriz de São José.
19h – Procissão do Encontro. As mulheres sairão da Igreja de N. Sra. da Luz, conduzindo a imagem de N. Sra. das Dores e os homens sairão do Cruzeiro da 13 de maio, conduzindo a imagem de Jesus flagelado. O encontro será na Matriz de São José, onde se rezará a coroa das sete dores de Nossa Senhora.

Dia 05/04 – Quinta-feira Santa

Início do Tríduo Pascal

            Com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor tem início o Solene Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, que possui o seu ponto alto na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.
            A celebração da Santa Ceia nos recorda o dia santo em que Jesus predisse a sua Paixão e Morte e despediu-se dos seus apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio da Nova Aliança. Durante a Santa Missa, o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia do “lava-pés”, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e dizer: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”, significando que devemos servir uns aos outros, com total humildade, gratuidade e amor.
            Ao final da Santa Missa, os altares são desnudados e faz-se a transladação do Santíssimo Sacramento para uma capela anexa, onde Jesus será adorado pelos fiéis.

08h – Missa do Crisma (dos “santos óleos”), com a renovação das promessas sacerdotais, na Catedral de Sant’Ana, em Caicó.
16h – Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, na Capela de Santa Luzia, no Assentamento Seridó.
19h – Missa vespertina da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, na Matriz de São José. Em seguida, transladação do Santíssimo Sacramento e adoração eucarística, até às 24h.

*Os fiéis deverão ofertar alimentos não perecíveis, para serem doados às famílias carentes da comunidade.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Até às 22h: Todos os fiéis
22h: Setores missionários
23h: Crismandos, EJC e Grupo Jovem Enraizados em Cristo

Dia 06/04 – Sexta-feira Santa

            Nesse dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne, enquanto acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação, até sua entrega total no madeiro da cruz. Não se celebra a Santa Missa ou qualquer outro sacramento, mas torna-se parte na Ação litúrgica da Paixão do Senhor, que se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Sagrada Comunhão. Deve-se guardar o silêncio, que favorece a meditação sobre o grande mistério da nossa salvação, por meio do sacrifício do Filho de Deus.
            A coleta deste dia é destinada a ajudar a preservação dos LUGARES SANTOS.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

06h: Apostolado da Oração
07h: Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa
08h: Pastoral do Dízimo e do Batismo
09h: Terço dos Homens
10h: Catequese, Infância Missionária e Coroinhas
11h: Vicentinos
12h: Todos os fiéis – Meditação das sete palavras de Cristo na Cruz
13h: Casais do ECC
14h: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
15h: Jesus Misericordioso

16h – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Matriz de São José. Em seguida, Via-Sacra pelas ruas da cidade e início do grande silêncio.

Dia 07/04 – Sábado Santo

            Durante o dia, a Igreja guarda silêncio e permanece reclusa diante do sepulcro do Senhor, meditando a sua aniquilação total pela salvação dos pecadores.
            À noite, celebra-se a Solene Vigília Pascal, “mãe de todas as vigílias da Igreja” (Sto. Ambrósio) e celebração mais importante de toda a semana santa. A Igreja proclama solenemente a sua fé na ressurreição de Jesus e convida todos os fiéis a alegrarem-se pela vitória de Cristo, que é a nossa própria vitória. A ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. O círio pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado, vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo.

15h – Preparação para os pais e padrinhos do batismo, na Igreja de N. Sra. da Luz.
21h – Solene Vigília Pascal, na Igreja Matriz de São José.

*Os fiéis deverão trazer uma vela, para ser acesa no Círio Pascal, que simboliza Cristo Ressuscitado, luz do mundo.

Dia 08/04 – Domingo de Páscoa

            Páscoa significa “passagem”. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano. Reunidos na alegria deste dia da Páscoa, celebremos a vitória de Cristo e procuremos valorizar, como sinais desta vitória, as conquistas e vitórias da comunidade e mesmo os passos de libertação que cada um de nós, pela força do Espírito, deu em sua vida pessoal.

08h – Batizados, na Matriz de São José
16h – Missa da Ressurreição, na Capela de Santa Luzia, no Assentamento Seridó.
19h – Missa da Ressurreição, na Igreja Matriz de São José.

Nenhum comentário: