sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SÍMBOLOS DA JMJ RENOVAM A FÉ DO POVO SERIDOENSE


EMOÇÃO. Essa é a palavra que define o período em que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude peregrinaram pela Diocese de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Foram momentos inesquecíveis que, com toda certeza, permanecerão indeléveis na memória do povo seridoense, tão notadamente religioso e sensível à graça de Deus. A Cruz e o Ícone de Maria Santíssima chegaram na Diocese de Caicó no último domingo, dia 12, oriundos da Arquidiocese de Natal. A recepção foi na cidade de Currais Novos, onde jovens de todos os recantos da Diocese conduziram os símbolos pelas ruas da cidade, até o espaço cultural Mons. Ausônio de Araújo Filho, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom Delson, e aconteceu o Bote Fé Diocesano, com show do Grupo Missionário Shalom e do DJ Ângelus.

No dia seguinte, após Vigília de oração pela madrugada adentro, os símbolos partiram para a sede da Diocese, Caicó, fazendo duas importantes paradas, nas cidades de Acari e Jardim do Seridó, onde muita gente acorreu para venerar a Cruz e o Ícone. Em Caicó, os símbolos da JMJ fizeram uma verdadeira peregrinação, levando esperança e muita emoção por onde passavam. Primeiro foi a vez da Fazenda Belo Amor, onde jovens dependentes químicos se recuperam de seus vícios. Em seguida, a Cruz e o Ícone visitaram o CEDUC, centro educativo para menores infratores, ao término de que seguiram para as Aldeias SOS, onde crianças e adolescentes emocionaram a todos os presentes com suas apresentações culturais e histórias de vida.

Na tarde do dia 13, após a Santa Missa celebrada na Igreja de Santo Estevão, um momento particularmente comovente aconteceu no Mosteiro das Irmãs Clarissas, onde se pôde contemplar profundamente o mistério do amor de Jesus e Maria, através do silêncio orante do claustro. Em seguida, os símbolos foram conduzidos para o largo da Igreja Catedral de Sant’Ana, onde uma multidão participou da Santa Missa presidida pelo Sr. Bispo Diocesano. Ao término da celebração, Caicó inteira vibrou com o arrastão pelas ruas da cidade, em direção à Matriz de São José, onde os símbolos permaneceram até a manhã do dia 14, em intensa vigília de oração.

Na manhã desse dia, a Cruz e o Ícone foram visitar a comunidade mais carente da cidade, a favela Frei Damião, e ainda duas Igrejas Paroquiais, a de São Francisco e a de Santa Cruz, onde a piedade e emoção das pessoas saltava aos olhos de qualquer presente. Ainda nesta manhã, a Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora foram levados à Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, onde os apenados tiveram o privilégio de tocar esses símbolos sagrados e sentiram a presença confortadora de Cristo e de sua Mãe. Após a despedida na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Caicó, os símbolos seguiram para a cidade de Jucurutu, onde uma multidão se fez presente para entregá-los aos irmãos da vizinha Diocese de Mossoró. O povo parecia não querer deixar a Cruz e o Ícone partirem, pois acompanharam os símbolos, já encaixotados, até a saída da cidade, numa atitude de fé viva e de forte sensibilidade a esses sinais tão sagrados.

Pode-se dizer, sem exagero, que a peregrinação dos símbolos da JMJ na Diocese de Caicó já se tornou um dos momentos mais marcantes da história eclesial dessa Igreja particular e, certamente, como em outros recantos do Brasil, vai assinalar o início de uma verdadeira primavera para a juventude seridoense.


Pe. Fabiano Maurício Dantas
Assessor do Setor Juventude da Diocese de Caicó


Nenhum comentário: