sábado, 9 de março de 2013

Conclave começará no dia 12 de março


Os cardeais eleitores decidiram que o início do Conclave para a eleição do novo Papa começará na terça-feira, 12 de março. Reunidos no oitavo encontro das Congregações Gerais, os 115 cardeais eleitores ainda retomaram as discussões sobre os desafios enfrentados pela Igreja e votaram a aceitação das justificativas dos cardeais ausentes no Conclave, Julius Darmaatmadja e Keith O'Brien, de acordo com o artigo 38º da Constituição Apostólica.
Segundo o padre Lombardi a chaminé da Capela Sistina que vai lançar a fumaça branca anunciando a eleição do novo Sumo Pontífice vai ser instalada na tarde desta sexta-feira, 8 de março.
Na manhã do dia 12, os cardeais participarão da Santa Missa “Pro eligendo Pontifice” na Basílica de São Pedro e pela tarde entrarão em Conclave isolados na Capela Sistina. De acordo com o padre Lombardi, antes do início do Conclave, os nomes dos cardeais serão sorteados para decidir a ordem dos quartos que ficarão na Casa Santa Marta, onde serão hospedados. 
"Não há diferença entre os quartos, é apenas uma questão de organização para manter a igualdade entre todos e não haver privilégios entre os cardeais", explicou. O novo Sumo Pontífice será eleito com 2/3 dos votos dos cardeais eleitores, ou seja, 77 dos 115 participantes do Conclave. 
FONTE: www.rio2013.com

Nenhum comentário: