segunda-feira, 20 de julho de 2009

Feliz dia do amigo!!!

Queridos internautas, visitantes do blog de nossa Paróquia, hoje é dia 20 de julho (ainda) e, portanto:
FELIZ DIA DO AMIGO!!!
É sempre uma alegria ter vocês aqui na nossa página. Que Deus abençoe a cada um de nós e a todos os nossos amigos e amigas, os antigos e os recentes, os que estão perto e os que estão longe, os constantemente lembrados e os quase sempre esquecidos. "Quem tem um amigo, tem um tesouro", recorda o Sirácide. E o melhor amigo de todos é, sem sombra de dúvidas, aquele que deu a vida por nós: o Senhor Jesus! Hoje, no nosso programa de rádio "sou católico, amo a minha Igreja" apresentamos alguns trechos da magnífica obra "Filotea" de São Francisco de Sales, em que, dentre outras coisas, ele fala sobre a amizade. Aproveito para compartilhar com vocês também. Um grande abraço!!!
"Ama a todos, Filotea, com um grande amor de caridade, mas liga-te com uma relação de amizade somente àqueles que podem realizar contigo uma troca de coisas virtuosas. Tanto mais as virtudes sejam válidas, mais perfeita será a amizade (...) se essa troca acontecerá no campo da caridade, da devoção, da perfeição cristã, então sim, se tratará de uma amizade perfeita. Será ótima, porque virá de Deus, ótima porque tende a Deus, ótima porque o seu elo é Deus, ótima porque será eterna em Deus."
"É preciso, sem dúvida nenhuma, suportar com doçura o amigo nas suas imperfeições, mas não encoraja-lo nessas, e ainda menos transferi-las para nós. Falo somente das imperfeições; quanto aos pecados não se deve aceita-los e suporta-los nem mesmo no amigo. Uma amizade que deixa morrer o amigo sem lhe prestar ajuda, é uma amizade débil e má; ver um amigo que morre de um abcesso e não ter a coragem de dar o golpe de bisturi para salva-lo não é amizade".
"O amigo se torna inimigo quando quer nos conduzir ao pecado e merece perder a amizade se quer conduzir o amigo à ruína e à perdição".
"Sê atenta, Filotea: quero adverti-la para que não corras perigo. Não sei se tu sabes que o mel de Eraclea*, muito venenoso, se assemelha incrivelmente ao mel comum; e o perigo de tomar um pelo outro é real, como também aquele de mistura-los: esse engano é ainda pior porque a boa qualidade de um não impede o efeito venenoso do outro (...) Distinguirás a amizade mundana daquela santa e virtuosa, exatamente como se distingue o mel de Eraclea do outro: o mel de Eraclea é mais doce ao paladar do que o mel ordinário; é o acônito* que lhe aumenta a doçura; assim faz habitualmente a amizade mundana que faz jorrar uma quantidade enorme de palavras melífluas, uma chuva de frasezinhas apaixonadas e de elogios sobre a beleza, a graça e as qualidades sensuais: a amizade saudável, ao invés, tem uma linguagem simples e sincera, louva somente a virtude a graça de Deus, seu único fundamento".

Do blog:
*Eraclea: cidade italiana, da região do Vêneto
*acônito (na foto ao lado): tipo de flor, muito bonita e venenosa


Nenhum comentário: