segunda-feira, 13 de julho de 2009

Romeiros do "Padim padre Ciço"

Na última segunda-feira, dia 06/07, estiveram presentes em nossa comunidade um grupo de 24 romeiros, vindos da cidade potiguar de Lagoa Salgada, em busca de Juazeiro do Norte, a terra do lendário Pe. Cícero Romão Batista, o "Padim Padre Ciço", como chamam carinhosamente os romeiros. Mesmo estando eu, Pe. Fabiano, ausente da cidade, por causa do retiro do clero, os peregrinos foram muito bem acolhidos pela nossa comunidade cristã, tendo à frente o casal Erivaldo e Elita, que me relataram ter sido um momento de muita emoção a chegada dos romeiros em São José do Seridó. Essa romaria, segundo me contaram, teve sua primeira edição quando o Pe. Cícero ainda era vivo, e desde lá, todos os anos, um grupo de fiéis se aventura pelas estradas, de noite e de dia, percorrendo muitos kilômetros a pé, carregados não somente de sacos com alimentos e cabaças de água, mas principalmente de muita fé. Acolher peregrinos é uma tradição antiquíssima, remonta aos primórdios do cristianismo e eu fiquei muito feliz em saber que esses nossos irmãos romeiros se sentiram em casa aqui em São José. A peregrinãção é sinal de nossa condição de caminheiros pelas estradas do mundo rumo ao céu. Deus abençoe esses nossos irmãos e recompense os corações generosos que eles encontraram em nossa comunidade!
PS: as fotos foram retiradas do http://www.carlosofera.blogspot.com/



2 comentários:

Anônimo disse...

São José do Seridó viveu um momento privilegiado quando acolheu pessoas tão especiais que são parte formadora da nossa fé e cultura. Com a evolução dos tempos e as facilitações do mundo moderno, está ficando cada vez mais rara, a oportunidade de testemunharmos uma autêntica romaria. Sabemos que são incessantes as peregrinações rumo a Juazeiro do Norte ou Juazeiro do Pe. Cícero, porém os trajetos se dão de forma bem mais confortáveis e com características muito mais turísticas, do que de sacrifício e fé, como é o caso desses acolhidos em São José. A fé dos romeiros autênticos é uma fé “bruta”, que não passa pela formatação dos intelectuais.
Parabéns aos paroquianos de São José e ao meu caro professor Pe. Fabiano, por atribuírem o valor merecido a tão precioso momento.

Cláudia Queirós

Valdecy Alves disse...

Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

www.valdecyalves.blogspot.com